WWW.ROUPADECAO.COM

WWW.ROUPADECAO.COM

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estudo comprova o que já sabíamos: gatos não se importam

Pesquisadores japoneses testaram se os gatos podiam reconhecer as vozes de seus donos. A boa notícia: eles podem. A má notícia: eles provavelmente irão ignorá-la.



Dois pesquisadores, Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka, da Universidade de Tóquio, no Japão, conduziram um experimento para analisar a comunicação entre gatos e humanos. Os resultados foram publicados na Animal Cognition.

Os pesquisadores fizeram o experimento em 20 gatos de 14 casas. Dezenove dos gatos eram internos, que haviam sido adotadas como gatinhos e foram castrados. Um deles vivia ao ar livre, em um campus universitário.
No estudo, os pesquisadores registraram o dono chamando seu gato da maneira que normalmente faria, inclusive por qualquer apelido. Em seguida, quatro pessoas estranhas do mesmo sexo do dono foram gravadas fazendo a mesma chamada. As respostas dos gatos para as gravações foi então avaliada. Os pesquisadores analisaram os movimentos da orelha, da cabeça e da cauda, juntamente com a dilatação da pupila e qualquer som que eventualmente o gato fizesse.
Geralmente, os gatos reagiram cada vez menos ao chamado de cada pessoa estranha e, em seguida, reagiram mais fortemente a voz de seu dono. Eles movimentaram mais as cabeças e os ouvidos quando ouviam seus donos, mas não miavam ou iam na direção da voz.
O estudo concluiu que, embora os gatos possam distinguir as vozes de seus donos, em muitos casos vão ignora-la.
Em busca de uma explicação, os pesquisadores fizeram comparações entre a relação entre o gato/homem e o cão/homem. O estudo aponta que a  domesticação do gato começou por volta de 9.500 anos atrás, enquanto os cães foram domesticados provavelmente há 15.000 anos. Além disso, diferentemente dos gatos, os cães foram criados por seres humanos para fazer o que lhes dissermos, o que ajuda a explicar por que os cães são tão bons em ler os sinais dos humanos.
Texto retirado do:
http://misteriosdomundo.com/estudo-comprova-o-que-ja-sabiamos-gatos-nao-se-importam
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Calcule a idade do seu cão!!!

Arquivo do blog